CONTOS

sm 1 historieta, história, narração. 2 fábula, lenda. Estas duas definições para a palavra conto está no dicionário Michaelis. Gosto muito da primeira palavra, historieta.

Quando eu era menino pequeno, minha mãe tinha o hábito de contar historietas, fez isso  para todos os filhos, aliás, isso era um hábito nas famílias tanto de meu pai quanto de minha mãe. Contavam muitas histórias de encantamentos; histórias fantásticas; folclóricas; engraçadas. Humor e fantasia era o que mais tinha. 

Gostava muito de: O Padre, o caboclo e o viajante; as histórias de Pedro Malazarte entre muitas outras.

Como somos descendentes de italianos, o sarro era marcante em nossas reuniões, qualquer ato era motivo de gozações, e o mais importante, era transformado em história cheia de exageros sobre cada detalhe. Coisas de família. Nem mesmos os animais domésticos escapavam.

Talvez por isso gosto de escrever contos. 

Observo também que meus alunos apreciam as narrativas curtas, e isso é um motivo muito especial para criá-las. Quando percebi que muitos apreciavam e elogiavam o que escrevo, decidi publicá-los. E a melhor forma para quem não tem editor é o blog, quem sabe alguém se interessa. 

Enquanto isso ei-los nesse link: http://professoredinopontocompontobr.blogspot.com/ faça uma boa leitura, divulgue, critique, envie comentários...